Entenda o consórcio

logo-consorcio-servopa-570x321

Sobre o consórcio Servopa

Consórcio é a modalidade onde há a união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, cuja finalidade é formar poupança comum destinada à aquisição de bens móveis,imóveis, por meio de auto financiamento.

O princípio do Sistema de Consórcios é o seguinte: os consorciados contribuem com parcela destinada à formação de poupança comum. Os participantes do grupo têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição de bens, de acordo com as regras previstas no contrato do grupo, é cobrada pequena taxa de administração, que varia de acordo com o seguimento, está taxa já é calculada e inserida no valor da parcela. Todas as contribuições pagas ao grupo destinam-se, a contemplar seus integrantes com crédito que será destinado à compra de um bem. Sendo assim, consórcio é a arte de poupar em grupo.

O Consórcio Nacional Servopa atua há 48 Anos no mercado, com sedes em Curitiba – PR (Matriz), e filiais em Ponta Grossa – PR, Paranaguá – PR e Maringá – PR, atendendo todo o território Nacional com empresas parceiras e com a venda online. Eleita pelo Banco Central, órgão que regulamenta e fiscaliza o consórcio, entre as 10 melhores empresas do Brasil. O Consórcio Nacional Servopa oferece as menores taxas de administração do País.

Produtos que podem ser comprados

Automóveis,  Imóveis,  motos,  caminhões e camionetes.

Administradora Servopa

É a empresa que oferece o serviço de consórcios e é responsável pelo gerenciamento dos grupos.

Banco Central do Brasil

A Administradora é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, o que garante a segurança no negócio.

Cota

A cota é o número de identificação do cliente dentro de seu grupo e com o qual ele concorre na apuração da contemplação, nas assembleias mensais.

Carta de crédito

A carta de crédito corresponde ao valor do consórcio adquirido. Com essa carta, o consorciado pode adquirir o bem em qualquer lugar do território nacional com o poder de compra à vista, o que permite uma melhor negociação com o vendedor na hora da compra.

Compra programada

No consórcio, não há um prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Tanto o planejamento do consorciado para a oferta de lance, quanto a sorte, influenciam na contemplação.

Assembleia

Na assembleia mensal são apurados os nomes dos cotistas sorteados para a contemplação. É nessa ocasião em que o cliente pode efetuar o lance.

Lance

O consorciado pode ofertar um lance para antecipar a contemplação. Um carro usado pode servir de lance para os segmentos de automóveis e caminhões. No caso de imóveis, há situações em que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado.

Parcelas

As parcelas do consórcio são isentas de juros, existe apenas a taxa administrativa, que é bem inferior, mas varia de acordo com cada administradora e grupo. O Consórcio Servopa dispões das menores taxas de administração do Brasil.

E se demorar para ser sorteado?

Considerando que o consórcio é um investimento seguro, indicado por economistas, partimos do principio que: se o consorciado não realizar lance e for o último sorteado, terá acumulado capital semelhante ao de uma poupança, e terá a opção de resgatar a carta de crédito em dinheiro na sua conta corrente. A obrigação do pagamento das parcelas cria uma poupança forçada, sendo assim uma excelente opção para juntar um montante.